Gastronomia

Demanda por alimentação saudável aumenta

Chefs de cozinha têm apostado em dar uma nova cara - e sabor - para a chamada cozinha fit

Juan Gabriel
online@acritica.com
11/09/2022 às 15:49.
Atualizado em 11/09/2022 às 15:49

(Foto: Divulgação)

Nos últimos anos, uma mudança de hábito vem chamando a atenção no mundo da gastronomia. Batatas fritas, pizzas e hambúrgueres estão perdendo espaço no paladar dos brasileiros para saladas, carnes grelhadas e alimentos nutritivos. Com o aumento na procura por refeições ricas e saudáveis, chefs de cozinha têm apostado em dar uma nova cara - e sabor - para a chamada cozinha fit.

Surfando na tendência, o chef Marcus Pompeu vem se dedicando ao preparo de marmitas fitness. Com ingredientes selecionados a dedo e receitas que unem sabor a qualidade de vida, ele conta que decidiu se aventurar neste mercado por incentivo da namorada e de amigos.

“Um belo dia um amigo me pediu para fazer a dieta dele, acabei postando no Instagram e bingo, a foto passou de 500 curtidas. Na primeira semana vendemos 20 kits com 10 pratos cada, na segunda semana vendemos 25 kits e hoje estou procurando um espaço para a produção das mesmas”, revela.

Para ele, é perceptível o crescimento neste segmento da gastronomia e os motivos para o sucesso podem estar relacionados à conscientização sobre a importância de uma dieta balanceada.

“O mercado de comida fitness vem crescendo, pois, com o passar do tempo, mais e mais pessoas percebem as vantagens de se alimentar melhor e alcançar, assim, uma vida mais saudável, satisfatória e com mais disposição”, explica Pompeu.

Fit é sabor

Consagrada na gastronomia amazonense, a chef Selma Reis também levanta a bandeira da cozinha fit, mas atenta que é importante saber o conceito desse segmento.

“Gastronomia saudável, feita parcial ou integralmente com ingredientes orgânicos, e evitando ao máximo todos os conservantes, corantes, aditivos químicos, excessos de carboidratos e gorduras”, explica.

Apesar do aumento no consumo, a cozinha fit ainda esbarra em um preconceito que, por vezes, desestimula pessoas a adotarem: O rótulo de “comida sem sabor”. Selma ressalta, no entanto, que isso é coisa do passado.

“Ao contrário, toda comida pode ser saborosa se bem preparada e com bons ingredientes. Foi-se o tempo em que dieta ou alimentação balanceada estava associada a ‘comida sem graça’. A comida Fit pode ser super deliciosa”, conclui.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por