Sábado, 05 de Dezembro de 2020
COVID-19 NO INTERIOR

Municípios do interior do AM terão coleta de amostras da Covid-19

Kits foram disponibilizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do AM (Lacen). Testes mapearão a realidade da transmissão do novo coronavírus no interior do estado e identificarão casos que precisem de transferência para Manaus



estudo-coronavirus-teste-868x644_EE9B40EC-7B36-477E-B529-EFED3D919E45.jpg Foto: Reprodução/Internet
27/03/2020 às 14:58

Os 61 municípios do interior do Amazonas já têm acesso a kits para coleta de amostras do novo coronavírus. O material foi disponibilizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). A coleta das amostras servirá para mostrar a realidade da transmissão da covid-19 nas cidades interioranas.

A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa virtual realizada na tarde desta sexta-feira (27), que atualizou o número de casos da doença em 80 no estado, sendo 6 casos nos municípios do interior.



“Ao menos 40% dos municípios já pegaram os kits no Lacen e os demais devem fazer esse procedimento para que possamos coletar oportunamente as amostras do interior e conhecer de fato qual é a realidade da transmissão do vírus nesses locais”, pontuou a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto.

Leia mais >>> Diretora da FVS reprova suspensão de isolamento social: 'fiquem em casa'

Segundo Rosemary, os casos suspeitos serão colocados em isolamento social durante 14 dias, com medidas de controle adequadas. Casos com potencial de agravamento, entre eles maiores de 60 anos, portadores de doenças pulmonares, cardíacas, com baixa imunidade, entre outros, terão especial atenção com assistência médica imediata. As coletas serão remetidas à capital para obtenção dos resultados.

Dificuldade logística

Devido a conhecida dificuldade logística do interior do Amazonas, insumos têm sido enviados pela FVS por meio de aeronaves para outros municípios, com atenção para os mais isolados.

“Montamos um serviço de UTI aérea exclusivo para pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19 para serem removidos do interior. Teremos leitos de UTI em municípios polos do estado, com monitores e respiradores para dar apoio, além de ambulâncias e ambulanchas para apoiar os pacientes que estão em municípios com acesso terrestre, durante a transferência para atendimento no Hospital Delphina Aziz, na Zona Norte de Manaus”, completou o secretário executivo de Atenção Especializada do Interior, Cássio Roberto.

News cd352277 0e1c 46a0 a7be 1c103dc77fdf 61069a10 0ddc 4dd3 a064 0924327cad53
Subeditor do Portal A Crítica

Tudo sobre o Coronavírus



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.