Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
MEDIDA

Candidatos a conselheiros tutelares em Manaus pedem anulação de pleito

A manifestação se deu enquanto vereadores votavam uma Moção de Parabenização à eleição do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020-2023



conselheiros_FDAB8D46-88D4-4D51-8B27-29A25ED87E27.JPG Foto: Larissa Cavalcante
14/10/2019 às 11:34

Um grupo de candidatos a conselheiros tutelares em Manaus ocupou a galeria da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na manhã desta segunda-feira (14), pedindo a anulação do pleito por irregularidades na contabilização dos votos e a convocação de uma nova eleição.

A manifestação se deu enquanto os vereadores votavam uma Moção de Parabenização à eleição do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020-2023 aconteceu no dia 6 de outubro, sob a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). De acordo com o resultado divulgado pela Secretaria municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), foram eleitos 45 conselheiros tutelares e 90 suplentes.



O candidato da Zona Oeste Francisco Arselino afirmou que foi feito um levantamento dos votos a partir dos Boletins de Urna (BU), fornecidos pelo CMDC, e o resultado é incompatível com o divulgado na apuração. O documento será entregue à Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso (COMDCAI) da CMM.

“A votação dos candidatos não bate. Aos eleitos foram concedidos votos a mais. Tinha candidato que estavam eleitos e após a pane de energia elétrica perderam votos. Tivemos o cuidado de fazer uma planilha com dados comprovados. O dossiê que estamos fazendo será entregue aos parlamentares. Não é normal se ter 4 resultados. Queremos um novo pleito com lisura, honestidade e transparência", disse.

Etelvina Oliveira disse que não foi permitido que um representante dos candidatos acompanhasse a apuração das urnas. “Além do divulgado após a eleição, teve dois resultados publicados no diário oficial no dia 7 e no 9 com o aval do Ministério Público. Que transparência e credibilidade é essa?”, pondera a candidata que concorreu pela Zona Sul I.

O candidato a conselheiro da Zona Oeste, Nadson Souza informou que denúncias foram apresentadas ao CMDC, no Ministério Público do Estado (MP-AM) e aos vereadores.

O grupo irá se reunir com o presidente da Comissão de Direito da Criança, do Adolescente, vereador Mauro Teixeira e outros parlamentares.

News larissa 123 1d992ea1 3253 4ef8 b843 c32f62573432
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.