Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
DEBATE

Grupo de trabalho discute estratégias para proteção dos periquitos na Efigênio Salles

A comissão é coordenada pela Sema e conta com a participação de representantes de 9 instituições e do Condomínio Efigênio Salles



PERIQUITO-EFIG_NIO_2FF5022C-C3F2-4E1F-A2E2-6B4B17B4A7E8.JPG Foto: Arquivo/AC
30/05/2019 às 07:38

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) reuniu, nesta quarta-feira (29), os membros do recém-criado Grupo de Trabalho (GT) para discutir medidas e estratégias para proteção dos Periquitos-de-asa-branca (Brotogeris versicolurus) que revoam na avenida Efigênio Salles, Zona Centro-Sul de Manaus.

O GT foi criado como parte da estratégia da Sema de criação de políticas para garantir o bem-estar animal. Em 2014, 200 periquitos foram mortos por envenenamento criminal na avenida Efigênio Salles, o que causou revolta de grande parte da população em Manaus. 

Os animais passaram a ser mais encontrados na zona urbana da capital a partir de 2011, e nos períodos de novembro a março utilizam as árvores da avenida para dormir. O periquito é uma espécie da várzea e estima-se que 12 mil pássaros passem pelo local.

De acordo com a assessora de Educação Ambiental da Sema, Dayse Campista, o grupo iniciará as atividades com a definição de uma estratégia viável para preservação da espécie. “Buscaremos medidas para diminuir o atropelamento e reverter esse quadro negativo de maneira educativa”, explicou.

Campanha educativa



Entre os encaminhamentos discutidos na reunião estão a promoção de campanha educativa para a conscientização da população, placas para redução de velocidade na avenida, além da manutenção das árvores através de podas frequentes.

Órgãos integrantes

O grupo de trabalho é coordenado pela Sema e conta com a participação de representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia da Câmara Municipal de Manaus (Commaresv), Wildlife Conservation Society (WCS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Caama/Aleam), Condomínio Efigênio Salles e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

18 Nov
bradesco_C22DD61C-FE71-4FDD-BB1B-A5B7C048EF01.JPG

TRT11 celebra acordo de R$ 1,1 milhão entre Bradesco e ex-funcionária

18/11/2019 às 11:20

A bancária ingressou com reclamação trabalhista contra o HSBC e o Bradesco em novembro de 2016, pretendendo receber o pagamento de diferenças salariais, horas extras, tempo a disposição da instituição financeira durante as viagens, além indenização pelos danos morais sofridos no ambiente de trabalho


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.