Domingo, 21 de Julho de 2019
Tecnologia e saúde

Manaós Tech e Fundação Hospital Adriano Jorge discutem futura parceria

Comitiva de pesquisadores visitou a escola eTermo de Cooperação Técnica deve ser assinado em breve



WhatsApp_Image_2019-06-19_at_17.52.42_CB0531E4-DE1F-429C-A40A-9EA682A28850.jpeg Vista aconteceu na última quarta-feira (19). Foto: Manaós Tech/divulgação
22/06/2019 às 16:46

Unir tecnologia, por meio da robótica, à área de pesquisa e ensino em saúde foi a pauta que norteou a visita da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) à sede da escola de robótica Manaós Tech for Kids, localizada a rua Wilson de Castro, no Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul, durante esta semana.

Uma comitiva de pesquisadores em saúde da FHAJ, liderada pelo diretor do Departamento de Ensino e Pesquisa daquele órgão, doutor Diego Monteiro de Carvalho, foi recebida pelo CEO da Manáos Tech, Glauco Aguiar e pelo diretor da escola, Luiz Garcia Júnior. De acordo com Diego de Carvalho, a visita foi uma retribuição à uma outra visita inicial feita por representantes da escola.

Ele revelou que a fundação tem boas perspectivas de uma futura parceria com a escola de robótica e tecnologia. “É um interesse do Hospital (Adriano Jorge) melhorar as nossas relações de pesquisa com setores que envolvem pesquisa em tecnologia e inovação. Dentro desse panorama, nós já temos um programa instituído no Hospital chamado de Inova Saúde 4.0 que é um programa que visa o desenvolvimento de tecnologias para a saúde, além da avaliação e validação de tecnologias já existentes”, disse.

“Então, buscamos parcerias que possam desenvolver ideias e produtos para que possamos testar no hospital e também nos dar suporte no sentido de fornecer informação e formação para o futuro”, revelou Diego Carvalho.

O CEO da Manáos Tech, Glauco Aguiar, avaliou como bastante produtiva a reunião e anunciou que um Termo de Cooperação Técnica deve ser assinado brevemente. “Vejo a reunião como extremamente positiva e o time do Hospital Adriano Jorge veio com uma visão bem ampla de como a gente pode ajudar na área da saúde com tecnologia”, explicou Glauco Aguiar.

Crianças desenvolvedoras

O diretor da escola de robótica Manáos Tech for Kids, Luiz Garcia Júnior destacou que a parceria com a FHAJ será uma excelente oportunidade de aproveitar as ideias que os alunos da escola têm para resoluções de demandas da sociedade.

“Essa parceria será muito importante, mesmo porque os nossos alunos têm ideias incríveis e sem falar que eles têm a mente muito mais oxigenada. Eles pensam em soluções muito mais rápido até que nós adultos”, reforçou Luiz Garcia.

A professora Giane Zupellari, que é a chefe do Departamento de Ensino e Pós- Graduação da FHAJ, se disse impressionada com a estrutura da escola de robótica.

“Foi muito bom ter vindo conhecer as instalações da Manáos Tech. Fiquei impressionada com a estrutura e já na entrada, a gente percebe que é uma escola diferente. Eu mesma já vislumbrei aqui, várias crianças que poderíamos estar ajudando com todos o potencial  que a escola oferece. Mas, o que mais me chamou a atenção foi a questão do social que é desenvolvido pela escola, no sentido de envolver os alunos para soluções de alguns problemas relacionados à saúde”, destacou Zupellari.

Os visitantes ainda puderam conhecer ainda as tecnologias com as quais a escola trabalha, como: robótica, realidade aumentada e impressão 3D.

Na Manáos Tech, os alunos são os protagonistas de sua própria história e aprendem a desenvolver, desde pequenos, games, programação e recebem noções de empreendedorismo. Meninos e meninas já criaram aplicativos (app) e outros dispositivos que têm por objetivo ajudar as pessoas com algum tipo de deficiência, como é o caso do app “Deaf Translator” criado para auxiliar na comunicação de pessoas surdas.

A escola está oferecendo oficinas experimentais gratuitas para quem quer conhecer o lugar, basta entrar em contato pelos telefones: (92) 98121-0730

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.