Domingo, 25 de Agosto de 2019
NOVO HABITAT

Tropical Hotel encerra atividades e animais do zoológico serão transferidos

Desativado após decisão judicial desde maio, os serviços do Hotel incluíam visitação aos animais de 35 espécies da região Amazônica



dsas_B536AB1E-577C-4175-A52E-8FF074912741.jpg Foto: Arquivo AC
13/08/2019 às 11:14

Todos os animais do zoológico do Tropical Hotel serão transferidos para outros espaços em Manaus e em outros estados.  A decisão foi tomada nessa segunda-feira (12), durante Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Cerca de 35 espécies vivem no local, entre aves, mamíferos e répteis. Os 234 animais estão sendo alimentados por meio de doações de voluntários, após decisão da Justiça Federal em maio, suspender os serviços de atendimento do Hotel.

O administrador Antonio Maglione, responsável pelo Hotel Tropical, localizado na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus,  confirmou o encerramento das atividades do zoológico. “Hoje é definitivo o fechamento, a intenção não é ficar com os animais”, declarou. Ele lembrou que o empreendimento hoteleiro, investia mais de R$ 1 milhão por ano para manter o espaço e o habitat dos animais. 

Na tentativa de manter a visitação do espaço, ainda sob decisão judicial que suspendeu os serviços, o Tropical Hotel Manaus disponibilizou visitação em zoológico por preço de R$ 10, no entanto, a medida não foi suficiente para manter os serviços de alimentação e manutenção do espaço

Nonato Santos Amaral, biólogo do zoológico do Tropical Hotel, destacou que a quantidade atual de alimentação, em estoque para os bichos é suficiente para até o dia 8 de setembro. “No momento em que a gente não conseguir mais, então a melhor solução é destinar os animais para outros lugares”, argumentou. 

Transferência

De acordo com Marcelo Garcia, gerente de Fauna do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que irá coordenar a transferência, em parceria com os biólogos do Hotel, aves como a Arara Canindé, Arara Canga, Papagaio Papacacau, Aracuã e Mucum Cavalo, serão transferidas para o zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), na Zona Oeste de Manaus.

Garcia adiantou que não existe uma data fixa para transferência dos animais. “O transporte da destinação só vai poder ser feito com uma autorização emitida pelo Ipaam. Nós autorizamos o transporte do animal no local de origem para o destino final”, disse o biólogo.

Os répteis: Tracajá, Irapuça, Iaça, Jibóia, Jacaré Tinga e Tartaruga da Amazônia, serão transferidos para mantenedores de fauna, sendo bloqueado o acesso para visitação.  Os mamíferos: Macaco Prego, Macaco Aranha, Macaco de Cheiro, Capivara, Onça Pintada, Caititu e Quati, poderão ser transferidos para outros estados, caso não exista espaços de viveiros, no estado do AM.

Audiência Pública

Joana D’arc, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Aleam, durante visita técnica realizada no zoológico no início deste mês, apontou que não foram constatados maus-tratos aos animais, e que estavam sendo devidamente alimentados. “A gente quer encontrar uma solução que seja a menos danosa para os animais”, disse.

A deputada, que também foi autora da proposta da Audiência Pública, sugeriu que, em caso de transferência dos animais, que haja o acompanhamento deles pelos órgãos governamentais e entidades da sociedade civil, por pelo menos um ano, para verificar as condições de adaptação dos mesmos ao novo ambiente.

A audiência contou ainda a participação de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-AM), Centro Universitário do Norte (Uninorte), Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente, Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas, Comissão Especial de Proteção aos Animais da OAB/AM, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Receba Novidades

* campo obrigatório
Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.