Especial Educação

Trabalhando vários projetos pedagógicos e de excelência

Índice de aprovação das Escolas Idaam nos vestibulares são elevados

Omar Gusmão
online@acritica.com
06/11/2022 às 09:05.
Atualizado em 06/11/2022 às 16:14

(Fotos: Gilson Mello)

Fazer com que os alunos sejam protagonistas da própria história é a filosofia principal das Escolas Idaam. Para isso, são trabalhados vários projetos pedagógicos e extracurriculares que envolvem desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, no intuito de promover uma educação integral e holística aos alunos da instituição. 

Os projetos pedagógicos, aliás, são um dos diferenciais que o Idaam oferece a seus alunos e que pesam na decisão dos pais em escolher a escola. Bem como o indicativo de aprovações em vestibulares em nível estadual, nacional e internacional.

A participação em Olimpíadas do Conhecimento, por exemplo, é também um dos pilares das escolas Idaam, como forma de que os alunos encontrem uma identidade profissional. “Muitas dessas olimpíadas são de áreas específicas do conhecimento. Então, o aluno se testa em áreas e consegue enxergar também como seria, no futuro, o mercado de trabalho”, explica o professor Marcos Ferreira, coordenador de Olimpíadas das Escolas Idaam.

O processo de orientação da escolha de curso também faz parte das ferramentas disponibilizadas pelas Escolas Idaam para que os estudantes se tornem protagonistas de sua história de vida. “Nesse caso, o aluno faz um cálculo de nota para saber onde vai caber a sua nota. É claro que a decisão final é do aluno. Mas, nós orientamos o aluno dentro das grandes áreas de humanas, biológicas, exatas e agrárias”, afirma o professor Marcos.

O Idaam atende a todos os segmentos: desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com o “Terceirão”. Na Educação Infantil, por exemplo, além das Ligas Olímpicas, há projetos direcionados à faixa etária específica, como o teatro infantil. 

“São projetos que envolvem a família também. Recentemente, tivemos o projeto Master Chef, no qual as famílias estavam presentes com os alunos da Educação Infantil, acompanhando na elaboração dos pratos. Então, existe todo um envolvimento da escola com a família. Na realidade, o Idaam não é uma escola que trabalha sozinha. É uma escola onde os pais fazem parte”, define a professora Giovanna Souto Orofino, orientadora do “Terceirão”.

()

 A grande comunicação existente entre as coordenações e os responsáveis pelos alunos em todos os segmentos, aliás, também é apontada como um dos diferenciais das Escolas Idaam. 

Projetos

Os projetos desenvolvidos com os alunos da Escolas Idaam são direcionados para cada um dos segmentos, respeitando a faixa etária de cada um deles. O Projeto Redação, por exemplo, é desenvolvido com os alunos do Ensino Médio, que também trabalha com Olimpíadas e com Simulados.

“Nós sabemos que existem por aí vários processos seletivos, cada um com uma roupagem diferente. Por isso, fazemos esse trabalho com os alunos do Ensino Médio. Na realidade, essa cultura de simulado acontece no Idaam desde a Educação Infantil. Os alunos da Educação Infantil já começam a trabalhar com simuladinhos e isso vai ganhando uma proporção maior ao longo dos anos”, explica a professora Giovanna Souto Orofino.

Outros projetos internos de destaque são o Ortografando e o Calculando, que são projetos destinados aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. 

Nem tudo se resume às atividades e projetos acadêmicos nas Escolas Idaam. Os jogos internos, por exemplo, também fazem parte do cotidiano anual da escola e são realizados com os alunos matriculados até o 9º ano.

Os efeitos de dois anos de ensino à distância, com os alunos sendo educados em domicílio, de forma remota por conta da pandemia de Covid-19, não foram negligenciados pela escola. 

“Nós levamos em consideração todas as lacunas que ficaram”, afirma Giovanna Souto Orofino.

()

 Segundo a coordenadora, a escola teve o maior cuidado de oferecer as aulas remotas ao vivo para os alunos no período do isolamento social. “São alunos, são adolescentes. Muitos eram focados, determinados. Mas entendemos também que muitos deixaram muita coisa passar”, relata a coordenadora.

Segundo Giovanna, quando foi retomado o ensino presencial, houve um impacto porque muitos alunos perderam ritmo de leitura e de realização de atividades. “Começamos a fazer um resgate desde o início do ano. Começamos a trabalhar novamente com avaliações, com atividades, mas seguindo uma linha gradativa. Recomeçando do zero”, conta.

Ao longo do ano, o cuidado com o “efeito pandemia” mostrou resultado, segundo a coordenadora. “Chegamos agora ao quarto bimestre já quase dentro de um ritmo normal. Tudo acontecendo de forma muito gradativa, com atenção à readaptação em todos os aspectos”, relata.

Os sintomas emocionais de ansiedade e depressão dos estudantes, sintomas emocionais causados pelo isolamento social, não foram negligenciados pela escola. “Além disso, havia todas as cobranças de retornar duas séries na frente”, justifica Giovanna.

Pontos

 Escolas Idaam 

• Unidade Djalma Batista
• Unidade Cachoeirinha
• Unidade Cidade Nova
• Unidade Parque Dez
• Unidade Constantino Nery
• Unidade Morada do Sol
• Unidade Tapajós

Saiba mais

>> Aprovação Global

Um motivo de orgulho para professores, estudantes e pais de alunos das Escolas Idaam é que os alunos egressos do Ensino Médio não são aprovados apenas em universidades locais. São aprovados em instituições de nível superior em outros estados do Brasil e, até mesmo, internacionais. Há alunos em Portugal, nos Estados Unidos e em outras instituições de excelência ao redor do mundo.

Resgate no ‘Terceirão’

Os alunos finalistas do Ensino Médio, que cursam o chamado “Terceirão”, realizam um resgate do que foi aprendido em todas as séries do Ensino Médio. O objetivo é preparar os estudantes para exames de seleção como o Enem, como o Processo Seletivo Macro.

“Nesses exames, os assuntos são contemplados da 1ª série até a 3ª série. “No ‘Terceirão’ do Idaam, o aluno não precisa de cursinho. Ele tem dentro do ‘Terceirão’ dele todo esse leque de assuntos que constam dos editais dos processos seletivos”, afirma a professora Giovanna Souto Orofino.

Confira outras escolas:

(Gilson Mello)

(Gilson Mello)

(Gilson Mello)

(Gilson Mello)

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por