Especial Educação

Premiações destacam a escola entre as melhores do país

Centro Educacional Adalberto Valle tem 58 anos de fraternidade e cidadania em prol da educação

Omar Gusmão
online@acritica.com
06/11/2022 às 10:09.
Atualizado em 06/11/2022 às 15:57

(Divulgação)

Uma novidade desafiadora para todas as instituições que trabalham com Educação, a implantação do Novo Ensino Médio, realizada no ano de 2022, rendeu ao Centro Educacional Adalberto Valle (CEAV) um prêmio de abrangência nacional. 

O colégio ficou em primeiro lugar na categoria Ensino Médio do “Prêmio Escolas que Inspiram”, que reconhece projetos pedagógicos realizados por escolas parceiras do Sistema Ari de Sá (SAS) de todo o País e que apresentam repercussão positiva na comunidade escolar. 

A escola também foi reconhecida na categoria ‘Alto Desempenho no Enem 2021’, na mesma premiação. 

O projeto campeão do prêmio “Escolas que Inspiram” consistiu em uma revista, a “Gen Z”, totalmente produzida pelos alunos da 1ª série da “Trilha de Linguagens”, um dos conjuntos integrados de aprendizagem previstos no Novo Ensino Médio. O projeto foi coordenado pelo professor de Língua Portuguesa Renan Dutra. 

“O Novo Ensino Médio é uma proposta do Ministério da Educação de reformulação do Ensino Médio a que todas as escolas do Brasil devem se adaptar. A implantação será gradativa, em 2022 apenas os alunos da 1ª série tiveram o currículo alterado. No próximo ano será a vez dos alunos da 2ª série e, em 2024 os alunos da 3ª série”, explica o professor Renan.

“Temos em nossa Escola trilhas específicas para cada área do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências de Natureza. Eu trabalho com a de Linguagens e esse ano fizemos uma proposta aos alunos da 1ª série que envolvia atividades de publicidade, propaganda, design e marketing, que culminou com a produção de uma revista totalmente autoral, elaborada pelos alunos”, esclarece o professor.

Os alunos foram estimulados a realizar reportagens, entrevistas, pesquisas, fotografias e buscar soluções de design e marketing para a diagramação da revista, relata o professor. “O trabalho foi finalizado no semestre passado. Nós tivemos a oportunidade de disputar o Prêmio ‘Escola que Inspiram’ do SAS, a plataforma de Educação que utilizamos aqui no CEAV, e fomos agraciados com o prêmio de melhor trabalho”, conta Renan Dutra.

(Foto: Gilson Mello)

“Isso tudo nos deu a certeza de que estamos no caminho certo, pois apesar de recebermos as diretrizes e orientações, o primeiro ano de implantação de algo novo apresenta muitos desafios, dúvidas, medo de errar. Mas foi muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido entre tantas escolas do Brasil.”

 Segundo o educador e líder do projeto, o principal foco do trabalho foi a produção da revista nos mínimos detalhes. Afinal, para os alunos, o próprio processo de descobrir como se faz uma revista foi fonte de muito aprendizado.

“Os alunos aprenderam sobre o processo de produção de uma revista. Desde saber como se dividem os setores e editorias: cultura, marketing, moda, educação, propaganda, todo o processo de pesquisa e de trabalho de campo. Até mesmo sobre patrocínios, pois os alunos entraram em contato com empresas para conseguir fundos que viabilizassem a impressão”, afirma o professor Renan Dutra.

Alto desempenho

Em 2022, o SAS foi novamente líder nacional em aprovações no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Por meio da categoria ‘Alto Desempenho’ do ‘Prêmio Escola que Inspiram’, reconheceu o trabalho de 10 escolas parceiras que apresentaram excelentes resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),  sendo o Adalberto Valle uma delas. 

O consultor do SAS, Paulo Fernandes, explica que o prêmio concedido dá visibilidade ao trabalho desenvolvido, que não se restringe à questão cognitiva. “Considerando a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta a escola a realizar atividades para desenvolver os aspectos cognitivos, físicos e socioemocionais, a aprovação é uma chancela de que a instituição conseguiu desempenhar bem esse trabalho”, destaca Fernandes.

Para a diretora do CEAV, Ir. Leopoldina, o reconhecimento reflete na qualidade do ensino oferecido na instituição. “Foi gratificante receber esta premiação porque revela a dedicação dos mestres que trabalham conosco, a qualidade do material didático que utilizamos e a dedicação dos nossos alunos, que estão no CEAV desde a Educação Infantil”, afirmou.

Blog

Bernardo Figliuoloaluno da 1ª série do Ensino Médio e editor da “Gen Z

(Foto: Gilson Mello)

 Foi um desafio, mas tivemos todo o suporte da escola e dos professores.  A revista foi toda feita por alunos e para alunos.  Então foi toda produzida pensando em uma proposta de linguagem voltada aos adolescentes para contar um pouco das transformações ocorridas nos últimos dez anos na música, moda, educação, economia, artes, esportes. Enfim, todas as mudanças que se refletiram na vida dos jovens na última década. Eu acho que o Novo Ensino Médio veio para ajudar a gente a seguir a nossa trajetória. Eu, por exemplo, me identifiquei muito com a publicidade.

CEAV investe em infraestrutura e aposta em parcerias

 Desde 1964, o Centro Educacional Adalberto Valle está a serviço de Deus, da educação, da fraternidade e da cidadania. É dirigido pelas Irmãs Missionárias Capuchinhas e possui as unidades Centro e Morada do Sol.

A Unidade Morada do Sol oferece turmas do berçário ao Ensino Médio. Possui amplo estacionamento, ambulatório, auditório com 540 lugares, biblioteca, laboratórios de ciências e robótica, lanchonete, playground, quatro quadras poliesportivas, refeitório, reprografia, sala de dança, sala da fanfarra, sala da orquestra de cordas, sala de xadrez, sala dos professores, salão de jogos, berçário e 57 salas de aula.
 O Ginásio Esportivo, que será inaugurado em breve, terá piscinas infantil e semiolímpica, salas de dança, judô/jiu-jitsu e tênis de mesa, vestiários e quadra poliesportiva com arquibancada para 400 espectadores sentados. 

A Unidade Centro oferece turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. Conta com almoxarifado, áreas de lazer, biblioteca, capela, laboratórios de informática e robótica, lanchonete, playground, quadra coberta poliesportiva, sala de ballet/judô, sala dos professores, 15 salas de aula e secretaria. 

A escola acredita no potencial da educação para uma formação humana integral, que atenda às exigências presentes e futuras dos alunos. Para tanto, busca parceiros de excelência como o SAS [material didático a partir do 4º ano do Ensino Fundamental], a Edify [material didático - programa bilíngue (Inglês) da Educação Infantil ao 8º ano do Ensino Fundamental] e a Escola da Inteligência [programa socioemocional idealizado pelo psiquiatra Augusto Cury, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio]. 
O CEAV também oferece Seguro Educacional, que garante inúmeros benefícios – desde a assistência médica de urgência a pagamentos de mensalidades, em caso de perda de renda do responsável financeiro.

A proposta do Novo Ensino Médio

A experiência também serviu de aprendizado ao professor e mentor do projeto, que pôde vislumbrar, na prática, do que se trata a transformação proposta pelo Novo Ensino Médio.
“Na verdade, uma das propostas é tornar o aprendizado mais concreto. Mostrar na prática como as relações de produção, de conteúdo, de aprendizagem que acontecem na sala de aula podem ser aplicadas”, afirma Renan.

(Foto: Gilson Mello)

 Dentro desse processo, o professor destaca as discussões que ocorreram quando as opiniões sobre determinados assuntos conflitavam. “Eles tiveram que aprender a se relacionar e debater. Então, a ideia foi colocar em prática o aprendizado, por isso criamos uma espécie de “microempresa” com editores, produtores, fotógrafos”, declara. 
Outro destaque apontado pelo professor Renan, já que se trata da Trilha de Linguagens do Novo Ensino Médio, é o aspecto bilíngue da revista “Gen Z”. “As últimas duas matérias da publicação foram feitas em língua inglesa, com textos produzidos pelos próprios alunos”, destaca.

 Confira outras escolas:

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por