Especial Educação

Criatividade e projetos que atraem as crianças

Árvore do ABC, no Parque 10, utiliza método que valoriza a autoexpressão

Luana Carvalho
luanacarvalho@acritica.com
06/11/2022 às 12:34.
Atualizado em 06/11/2022 às 16:04

No dia das crianças deste ano, alunos visitaram uma exposição de dinossauros em um shopping da cidade. (Divulgação)

A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar. Cem, sempre cem modos de escutar, de maravilhar e de amar”. O trecho faz parte do poema ‘As Cem Linguagens da Criança’, de Loris Malaguzz, representando bem o método pedagógico Reggio Emilia, que inspira o Colégio Árvore do ABC desde 2020 - seu ano de fundação. 

A diretora da escola, Suzane Carvalho, que é professora, pedagoga e mestre em Ciência na Educação Infantil,  sonhou com a criação da Árvore do ABC  durante sua graduação. “Este ano o colégio fez três anos de funcionamento, mas o sonho vem desde a faculdade, há 15 anos,  quando eu alimentei o desejo de abrir uma escola”, relembra. 

(Foto: Gilson Mello)

 Ela explica que a motivação de empreender na educação se tornou ainda maior com a maternidade, quando  precisou procurar para sua filha uma escola que a atendesse em todos os aspectos educacionais. “Nesta minha jornada como mãe tive muita dificuldade de encontrar uma escola ideal, pois muitas coisas não me agradavam como educadora. E  isso me motivou ainda mais”, complementa.

E assim nasceu a Árvore do ABC, uma escola localizada na rua Professor Castelo Branco, nº 16, Conjunto Jardim Yolanda, no coração do bairro Parque 10, na zona Centro Sul de Manaus. A escola  proporciona vários espaços de aprendizagem e valoriza, principalmente, as atividades extracurriculares para que os alunos se sintam ainda mais atraídos pelo ambiente escolar. 

“A criança é curiosa e sabemos que em casa existe a influência da televisão, celular, internet, jogos. Por isso , a escola precisa ser atrativa para a criança, para que ela vivencie na prática o que ela não consegue fazer em casa por conta da correria do dia-a-dia da família”, ressalta Suzane, que periodicamente organiza passeios externos para os alunos. 

As atividades iniciam dentro da escola e finalizam, muitas vezes, com uma atividade prática. No dia de visita ao zoológico,  no início deste ano, por exemplo, os alunos passaram uma semana inteira estudando sobre a fauna e flora brasileira. 

Educação  diferenciada

A Árvore do ABC trabalha com crianças desde o berçário (seis meses) até o Ensino Fundamental 1 (5º ano), nos turnos matutino, vespertino, semi-integral e integral. Além do processo de educação tradicional, também desenvolve atividades como culinária, recreação aquática, ateliê de artes, musicalização, crosskids, jardim sensorial, judô, balé, educação bilíngue, educação financeira e educação socioemocional, o que faz com que a escola cumpra todas as legislações educacionais e ainda explore a criatividade e curiosidade das crianças.  

Com um playground atrativo, a Árvore do ABC também possui um parque de areia, com uma casinha na árvore, que encanta as crianças durante a atividade de contação de estórias. “Temos a proposta do resgate da ludicidade, das brincadeiras de infância. Ter um parque na areia sempre foi um sonho para mim e poder porporcionar isso para nossos alunos nos deixa muito satisfeitos”, comenta a diretora. Além disso, a Árvore oferece um cardápio elaborado por nutricionistas, com adaptação para restrições alimentares.

Valores para a vida

Trabalhar a autonomia da criança, senso crítico e ajudá-la a ter uma boa percepção do mundo  também é um dos objetivos da escola com os projetos de  iniciação científica, realizados desde o berçário. Mas, além disso, outros pilares importantes para equipe pedagógica  são a educação financeira e socioemocional. Esta última, trabalhada diariamente . 

“Trazemos para a escola algumas disciplinas e referências de aprendizagem que não são tradicionais. Com a pandemia, vimos a necessidade de trabalhar o socioemocional das crianças. Percebemos que as crianças hoje são as que mais precisam deste apoio, de conhecer suas emoções, de aprender a ter respeito pelos colegas e perceberem a própria diversidade dentro da escola”, explica a diretora Suzane Carvalho.

(Foto: Gilson Mello)

 Nas atividades, os alunos conhecem sobre as emoções e aprendem, de forma lúdica, a como lidar com estes sentimentos. Isso ajuda, principalmente, no convívio social e na autonomia. “As famílias hoje estão cada vez menores. Existem famílias onde a criança é filho único e por isso também trabalhamos a questão da partilha, de dividir e aprender a conviver em comunidade”, explica Suzane. 

A psicóloga Patrícia de Lima, mãe de João Pedro, conta que o filho, de 5 anos, entrou na escola este ano e já aprendeu a ler, escrever e melhorou bastante a motricidade. “Outro ponto foi no desenvolvimento da autonomia. Conversamos com a professora e começamos a fazer uma intervenção em conjunto e ele evoluiu demais”, relata.

Outro tema prioritário na escola é a  educação financeira. Os professores trabalham o assunto com as crianças através de  ‘sonhos’. “Eles nos dizem quais são seus sonhos, as viagens que desejam fazer, o que desejam ter, e os professores os ajudam a entender sobre poupar para realizar estes sonhos, ensinando a diferença de valor e preço”. 

Uma vez por ano, alunos do Ensino Fundamental vão ao supermercado, com uma lista de ítens, e vivenciam na prática a experiência de fazer compras. “Com isso, eles trabalham a multiplicação, soma, subtração. Entendem sobre prioridades, necessidades e o que é supérfluo”, complementa a diretora. 

(Foto: Gilson Mello)

Matrículas abertas

 O Colégio Árvore do ABC está com matrículas abertas e oferecendo descontos especiais para a primeira mensalidade. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: (92) 99307-3336/ 98428-1373 ou através do Instagram: @ce.arvoredoabc.

 Conheça outras escolas:

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por