ELEIÇÃO

Roberto Cidade oficializa pré-candidatura ao Governo do AM pelo União Progressista

Governador confirmou a entrada na disputa eleitoral durante evento em Manaus, defendeu o legado de Wilson Lima e pregou uma campanha sem confrontos.

Waldick Junior
online@acritica.com
07/07/2026 às 19:34.
Atualizado em 07/07/2026 às 20:02

Roberto Cidade fez o anúncio ao lado do ex-governador Wilson Lima (Foto: Daniel Brandão/AC)

O governador do Amazonas, Roberto Cidade, oficializou nesta terça-feira (7) a pré-candidatura ao Governo do Estado, dois meses após assumir o cargo em eleição indireta realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Com o anúncio, ele se torna o quinto nome a confirmar a intenção de disputar o comando do Executivo estadual nas eleições de outubro.

"Hoje nós vamos começar uma caminhada do bem e esse barco que está aqui vai aceitar todo mundo. Nós não vamos fazer política com confronto, perseguindo, ameaçando. Não vou fazer isso. Quem quiser vir para cá será muito bem-vindo, porque aqui está o time do bem", afirmou.

Roberto Cidade não confirmou se manterá o vice-governador Serafim Corrêa (PSB) como companheiro de chapa, nem adiantou outros possíveis nomes. Questionado sobre o apoio de prefeitos e lideranças do interior, evitou informar quantos aliados já reúne, mas afirmou que seguirá aberto ao diálogo.

O governador também disse estar "muito confortável" para defender o legado do ex-governador Wilson Lima (União), atual pré-candidato ao Senado e aliado político.

"Estou muito confortável, porque estou trabalhando todos os dias e os números estão aí. Os índices da segurança pública têm melhorado. Só na última sexta-feira fizemos nove entregas na saúde. Reformamos a recepção do Cecon, entregamos o Hospital Dia do 28 de Agosto e os serviços de saúde estão cada vez mais avançando. É dessa forma que vamos continuar trabalhando, levando adiante tudo o que foi feito de bom no governo Wilson Lima", declarou.

O evento foi realizado na sede da Federação União Progressista, em Manaus, e reuniu o vice-governador Serafim Corrêa, o ex-governador Wilson Lima, deputados estaduais e um deputado federal, vereadores da capital e do interior, além de prefeitos e ex-prefeitos de municípios amazonenses. O ex-vice-governador Tadeu de Souza, que renunciou ao cargo para permitir a posse de Roberto Cidade, foi a principal ausência da solenidade.

Wilson Lima

Presidente da Federação União Progressista no Amazonas, o ex-governador Wilson Lima foi um dos destaques do evento. Em discurso de mais de 15 minutos — superior ao tempo de fala de Roberto Cidade, que discursou por cerca de 10 minutos —, reforçou a aliança política entre ambos, respondeu a críticas de adversários e destacou ações realizadas durante sua gestão.

"Eles tiveram a oportunidade de entregar UTIs no interior e não entregaram. Tiveram a oportunidade de ampliar o serviço aeromédico, as nossas UTIs aéreas, que hoje formam o maior serviço de transporte de pacientes e o maior serviço de UTI aérea da América Latina. Tudo isso nós implementamos no nosso governo", afirmou, ao relembrar sua atuação durante a pandemia de Covid-19.

Wilson Lima aproveitou durante discurso para reforçar a aliança política com Roberto Cidade (Foto: Daniel Brandão/AC)

Trajetória

Roberto Cidade assumiu o Governo do Amazonas de forma interina em 4 de abril, após as renúncias simultâneas de Wilson Lima e do então vice-governador Tadeu de Souza. Wilson deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado, enquanto Tadeu será pré-candidato a deputado federal.

Antes de assumir o Executivo, Roberto Cidade exerceu o mandato de deputado estadual por sete anos e três meses. Nas eleições de 2022, recebeu mais de 105 mil votos, a maior votação já registrada por um candidato à Assembleia Legislativa do Amazonas. Ele é sobrinho do ex-deputado estadual Orlando Cidade.

Além de Roberto Cidade, já anunciaram pré-candidatura ao Governo do Amazonas o senador Omar Aziz (PSD), a empresária Maria do Carmo Seffair (PL), o ex-prefeito de Manaus David Almeida (Avante) e o advogado Isael Munduruku (Rede).

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por